A condição humana

“Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.”

Hannah Arendt

A condição humana

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

WebQuest


A Internet pode contribuir enormemente no processo de ensino e aprendizagem desde que utilizada da forma correta. A escola deve preparar os educandos para o uso adequado das enormes potencialidades que a Web nos traz. Por outro lado, os professores também precisam se apropriar do que as tecnologias tem de bom para oferecer. Nosso jovem deve saber lidar com a Internet de forma crítica e esclarecida deixando de lado práticas como utilizar os recursos Ctrl + c e Ctrl + v e saber filtrar as informações de fonte confiável daquelas consideradas lixo eletrônico.
            Para ensinar nossos educandos a fazer pesquisa na Web uma boa alternativa é a WebQuest. Trata-se de uma pesquisa orientada que utiliza como fontes de investigação recursos provenientes da Internet. É o tipo de pesquisa que as gerações anteriores já faziam, mas com consultas em livros, revistas e enciclopédias e não pela rede. Utilizo o termo “PaperQuest” para definir as buscas em bibliotecas.
            A realização da atividade orientada na Internet requer seguir alguns passos importantes:
·         Introdução. Caracteriza-se por uma informação básica sobre o assunto a ser pesquisado. Nesse momento o aluno deve ser motivado a fazer o trabalho. Portanto, use sua criatividade.
·         Tarefa. Realizar uma nova abordagem de um assunto já conhecido pelo educando. A tarefa deve suscitar a curiosidade e motivação dos alunos e constituir um desafio ao seu alcance.
·         Processo para realização da tarefa. Orienta como a tarefa deve ser realizada. Indicação de busca na rede, momento de discussão em grupo, atividades síncronas ou assíncronas. Quanto mais detalhado o processo, menos dúvidas surgirão no decorrer do trabalho.
·         Recursos. Indicar as fontes de informação para o trabalho.
·         Orientações. Sugerir para os educandos como as informações podem ser organizadas através de análise e síntese. Encaminhar para a conclusão e apresentação dos trabalhos.
·         Conclusão. Induzir o aluno a refletir sobre o aprendizado que teve ao realizar a tarefa proposta e o resultado da mesma.
·         Créditos. Mencionar as fontes utilizadas.
            Seguindo os passos indicados, o educador ajuda o aluno a lidar com a enorme quantidade de informação disponível na Internet orientando e organizando a investigação. O aluno aprende fazendo.

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