A condição humana

“Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.”

Hannah Arendt

A condição humana

domingo, 3 de outubro de 2010

Outra forma de aprender



            Diante das inúmeras inovações na sociedade pós-contemporânea não podemos deixar de refletir sobre as novas tecnologias da informação e comunicação. A preocupação de inserir as tecnologias digitais no contexto escolar é visível. A maior difusão da Internet a partir de 1995 foi condição para que as tecnologias invadissem a prática pedagógica.
         Os educadores devem incorporar as TIC em suas práticas docentes, pois trazem possibilidades e contribuições para outra forma de aprender. Usando as diferentes ferramentas da Web no processo de ensino e aprendizagem, o educando aprimora suas habilidades com o computador e aprende fazendo. Cria um sentimento de pertencimento ao processo de construção de conhecimento. O professor deixa seu papel de transmissor de conhecimento e passa a ser um intermediador na aquisição do saber por parte do educando.

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