A condição humana

“Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.”

Hannah Arendt

A condição humana

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Web 2.0



O conceito de Web 2.0 talvez seja familiar para aqueles que estão acostumados em navegar pela Internet. Mas o que é Web 2.0?
        
         O termo é recente e surgiu em uma conferência (2004) entre as empresas O’Reilly Media e a MediaLive International, especializadas em tecnologias da informação. Web 2.0 diz respeito a um segundo momento da World Wide Web (WWW): novos serviços a aplicativos da rede e recursos, tecnologias e conceitos que permitem maior interação e colaboração na utilização da Internet. O primeiro momento ficou denominado Web 1.0. Foi a primeira geração da Internet que disponibilizou uma enorme quantidade de informações para todos que acessassem a rede. Ao contrário da Web 2.0, a primeira geração de internautas apenas era espectadora das informações postadas. A criação de comunidades de aprendizagem é uma inovação muito interessante do segundo momento da Internet, na qual é possível sermos produtores do conhecimento.
         A facilidade e as possibilidades que estão ao nosso alcance permitem que façamos uso das novas tecnologias da Web 2.0 em sala de aula, propiciando um ambiente mais rico e colaborativo. Temos que nos apropriar do Blog, do Chat, do Fórum, da WebQuest e das Wikis, enfim, das novas perspectivas que as tecnologias digitais nos trazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário