A condição humana

“Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.”

Hannah Arendt

A condição humana

sábado, 9 de outubro de 2010

E o Blog?

Embora o Blog tenha um caráter informal e pessoal, trata-se de uma ferramenta valiosa no contexto escolar. A construção de um Blog com os alunos se torna algo divertido e aproxima os dois lados. Podemos fazer um registro periódico de assuntos do nosso interesse ou do próprio conteúdo trabalhado em aula. As mensagens ou post, como são conhecidas, ficam organizadas em ordem cronológica.
                No contexto escolar é uma maneira de sintetizar, concentrar dados, apresentar informações e imagens sobre os conteúdos desenvolvidos. Assim, todos os envolvidos podem compartilhar idéias e refletir sobre o proposto. Essa interação é característica de um aprendizado colaborativo.

Um comentário:

  1. Oi, Viviane!
    Além de aproximar os professores dos alunos, também aproxima a escola da família, na medida em que os pais ficam por dentro do que seus filhos estão fazendo...
    []s

    ResponderExcluir