A condição humana

“Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.”

Hannah Arendt

A condição humana

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A educação está ligada à comunicação

Ao longo da História, diferentes maneiras de comunicação foram utilizadas. Muitos povos não desenvolveram a escrita e preservaram sua história através da oralidade e de pinturas rupestres. Sabemos que algumas tribos indígenas não conseguiram preservar sua cultura e acabaram perdendo sua língua nativa e seus traços culturais absorvendo, assim, as tradições e língua do homem branco. No início do século XX, houve inovações no campo da comunicação através da ascensão dos meios de comunicação de massa – rádio, cinema, imprensa e televisão. Multidões passaram a se comunicar com o mundo através dessas possibilidades. A nova realidade apresentada interferiu na educação. Digo isso, pois se criou uma modelo de educação marcado pela rigidez e pela falta de autonomia e criação.
            As novas gerações de educandos são totalmente avessas à esse modelo que na maioria das escolas ainda é utilizado. A geração da Web 2.0 é extremamente dinâmica, porém impaciente. O que fazer diante dessa realidade? As possibilidades que se apresentam são a atualização constante do educador, investimentos e incentivo por parte do governo e assimilação das novas tecnologias da informação e comunicação – alternativas para melhorar e transformar a educação em geral. As TICS oferecem possibilidades de interação, mediação e expressão de sentidos – propiciados pelo fluxo de informações e a diversidade de recursos disponíveis (nos formatos textual, visual e sonoro) como, também, flexibilidade de exploração.
            O uso dessas tecnologias requer, porém, cuidado na sua utilização. Elas devem ser utilizadas como instrumentos dialógicos de interação e mediação de saberes. Isso é dar sentido à comunicação empregada através das novas tecnologias. Tem se falado constantemente que o educando precisa encontrar um sentido para aquilo que está aprendendo, senão não há aprendizagem. Assim ocorre com as TICS. A interação e mediação desses meios devem dar um significado à comunicação. A educação está infinitamente ligada à comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário